Logo_NA_Verde_2013    
     
  a   a   a   a   a   a   a   a   a   a  
                             
 

Para combater a ansiedade


florais_Os Florais de Bach são um remédio eficaz e inócuo na resolução deste problema, procurando as causas que originam o transtorno e minorando os seus efeitos.

Crianças, jovens, adultos e idosos, todos podem ser vítimas deste mal que afecta grande parte da sociedade, a ansiedade. Os Florais de Bach são um remédio eficaz e inócuo na resolução deste problema, procurando as causas que originam o transtorno e minorando os seus efeitos. Face às diferentes causas que podem dar origem à ansiedade, existem diversas essências que utilizaremos consoante o caso. Vejamos alguns exemplos:

À ansiedade provocada por medo de qualquer índole: indicaremos MÍMULUS se o objecto do medo é co­nhecido; ASPEN se é desconhecido; ROCK ROSE se é pânico, terror; RED CHESNUT se tem medo do que possa suceder a um ente querido; e, CHERRY PLUM se tem medo de perder o controlo.

Para a ansiedade desencadeada por um excesso de trabalho: utilizaremos OAK a fim de combater a exagerada dependência do trabalho por parte do paciente, o qual tomará consciência dos seus próprios limites e de que é possível continuar com os seus projectos sem que haja necessidade de esgotar as suas forças. Também podemos utilizar OLIVE quando o paciente tem sintomas de esgotamento físico e psíquico, a essência vai ajudá-lo a recuperar a energia perdida.

A ansiedade provocada por um sentimento de incapacidade: ELM é o remédio indicado para as pessoas que, apesar de perfeitamente capazes, em determinado momento sentem que não são competentes para continuar com as suas tarefas e projectos. A essência ajudará a superar o colapso assim como o esgotamento físico e mental que este acarreta.

A ansiedade provocada por uma contínua e exagerada impaciência: frequentemente as pessoas  andam apressadas e vivem a vida de uma forma muito acelerada, como se lhes faltasse tempo para realizar as suas tarefas ou para, simplesmente, viver. Com o tempo estas pes­soas costumam apresentar quadros de stress e ansiedade, originados sobretudo pela sua incapacidade para lidar com o tempo, o seu e o dos outros. Para estas pessoas IMPATIENS é a essência indicada, pois não só as ajudará a superar o stress como também lhes permitirá aprender a controlar a sua impaciência e a compreender que existe um tempo para tudo.

A ansiedade por excesso de entusiasmo: em certas ocasiões a ansiedade é provocada por um excesso de energia; o paciente empenha todas as suas forças naquilo que considera vital, seja um trabalho, uma ideia, uma causa, etc. VERVAIN é a essência indicada para estes casos, porque ajudará o paciente a pôr limites nos seus esforços, ao mesmo tempo, que lhe permite relaxar e descansar.

A ansiedade devida à não assimilação da própria personalidade: existem pessoas que fingem constantemente ser algo que na realidade não são, como se tivessem adoptado uma falsa personalidade face aos outros, não se aceitando como são. Esta atitude gera, com o tempo, quadros de autêntico stress – entre outros – devido à grande pressão emocional a que estão submetidos. AGRIMONY ajudará não só a superar a ansiedade, mas também a encarar o lado obscuro da personalidade com objectividade e a aceitarmo-nos como somos, sem «adornos».

Por último, existe um remédio no Sistema Floral de Bach que se utiliza em situações de emergência, chamado RESCUE REMEDY e que se pode utilizar para tratar quadros de ansiedade (entre outras aplicações). Este remédio floral é composto por cinco florais: Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatients, sendo que cada uma delas harmoniza as seguintes emoções.

 

— Star of Bethlehem: sensação de perda, de choque. Esta flor permite o reencontro com o seu «guia interior» para se voltar a centrar.

— Rock Rose: pânico, medo paralisante. A sua função consiste em transformar o medo em coragem.

— Cherry Plum: medo do descontrolo. Esta flor faz com que a emoção que procura expressar-se flua a fim de equilibrar a pessoa.

— Clematis: sonolência, “sair fora da realidade”, desmaios. Actua regressando ao “aqui e agora”.

— Impatients: impaciência, ansiedade. Transforma estas emoções em calma e concentração em si mesmo.

 

Carmen Morales

Investigadora e Terapeuta de Florais de Bach
.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
  Nova Acrópole  
  imagem  
  CURSO FILOSOFIA PRÁTICA
A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações
 
   
  Vide Programa do Curso  
 

  ACTIVIDADES n.a. EM PORTUGAL  
 

a

 
  Aveiro  
  Braga  
  Coimbra  
  Lisboa  
  Oeiras-Cascais  
  Porto  
   
  Notícias  
     

  NOVA ACRÓPOLE INTERNACIONAL  

  Anuários  
  Resoluções da Assembleia Geral  
     
  Perguntas Frequentes  
   
     
  Nova Acrópole Internacional  
     

SITES N.A. EM PORTUGAL

Porto
Coimbra
Aveiro
Braga
 

  outros cursos  

   
  Arte de Falar em Público  
  Cursos de Matemática e
Geometria Sagradas
 
  Florais de Bach  
  Outros Cursos  
     

  REVISTA ACRÓPOLE  

   
     

  NOVIDADES EDITORIAIS  

  TÍTULOS PUBLICADOS  
   
 

 
© Nova Acrópole 2009 | Optimizado para monitor 1024X800 | Mapa do site | Webmaster