Logo_NA_Verde_2013    
     
  a   a   a   a   a   a   a   a   a   a  
                             
 

Laboratório da Ciência Moderna

 

A física moderna optou, definitivamente, por Platão. Com efeito, as mais pequenas unidades de matéria não são objectos físicos no sentido vulgar do termo, mas formas, estruturas, ‘Ideias’ – na acepção platónica da expressão – de que não é possível falar sem ambiguidades a não ser em termos matemáticos.

Werner Heisenberg (1901-1976)


Goethe desenvolveu uma teoria relativa ao processo do devir da Natureza que pode ser perfeitamente aplicada no estudo do devir humano. Referimo-nos ao seu postulado do protofenómeno, conceito que hoje volta a ser estudo em certas academias. Para o grande génio alemão, no «labirinto da Natureza», antes de uma ideia se manifestar em toda a sua complexidade passa sempre pela sua proto-história, ou seja, acontecem ma­nifestações mais simples, esboços (mas onde a matriz essencial – o ‘ideal formal’ – já está realizada) dessa ideia – manifestações arcaicas – que servem para verificar o resultado da ligação entre essa ideia e o mundo sensível. Nesse período «proto-histórico» a forma mental vai melhorando os seus contornos até que surja o «tempo histórico» da sua realização onde se concretiza com todas as suas potencialidades possíveis e sob inúmeras manifestações particulares. Spengler, no Declínio do Ocidente, recuperou este conceito e aplicou-o ao devir da história da hu­ma­nidade. Nesta perspectiva, a Grécia antiga constituiu um assombroso laboratório da humanidade onde se manifestaram inúmeros proto­fenómenos que só se realizaram em pleno nos últimos quatro séculos. Mas a outros destes proto-fenómenos ainda não chegou o seu tempo histórico.


Recentemente, dizia-nos Lothar Schäfer, um cientista amigo ligado ao estudo experimental do mundo quântico, que fica muitas vezes impressionado como encontra nos filósofos gregos os conceitos consequentes do estudo do mundo atómico e sub-atómico que ele realiza. Esta perspectiva no estudo do processo da manifestação das ideias ou arquétipos que emanam da mente cósmica (Maat para os egípcios e Mahat para a tradição hindu) em que, antes de se manifestarem em plenitude, primeiro encarnam em esquissos, num processo mistérico da relação entre as ideias, as formas e a matéria, confirma a teoria de Jorge Angel Livraga de que a Grécia constituiu um ensaio não só para a actual cultura ocidental, mas também para uma futura civilização de arquétipos mais espirituais que poderá emergir depois de uma nova Idade Média, já postulada por alguns pensadores modernos tais como Umberto Eco e Alain Minc. Na verdade, na espiral do devir histórico, existem grandes semelhanças entre o período final e decadente do império romano e o Ocidente actual.


Verifique-se, no quadro que apresentamos em baixo, como muitas das descobertas da ciência moderna já eram conhecidas, pelo menos em germe, no mundo grego ou mesmo no protogrego.

Quadro

 

Paulo Alexandre Loução
Investigador e Escritor

 

(1) Mircea Eliade, Tratado da História das Religiões, Asa, Porto, 1994, pp. 197-199.

(2) José Mattoso, As máscaras. O rosto da vida e da morte, in Poderes Invisíveis – O imaginário medieval, p. 24.

 

 

 

 

curso_filosofia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
  Nova Acrópole  
  imagem  
  CURSO FILOSOFIA PRÁTICA
A Sabedoria Viva das Antigas Civilizações
 
   
  Vide Programa do Curso  
 

  ACTIVIDADES n.a. EM PORTUGAL  
 

a

 
  Aveiro  
  Braga  
  Coimbra  
  Lisboa  
  Oeiras-Cascais  
  Porto  
   
  Notícias  
     

  NOVA ACRÓPOLE INTERNACIONAL  

  Anuários  
  Resoluções da Assembleia Geral  
     
  Perguntas Frequentes  
   
     
  Nova Acrópole Internacional  
     

SITES N.A. EM PORTUGAL

Porto
Coimbra
Aveiro
Braga
 

  outros cursos  

   
  Arte de Falar em Público  
  Cursos de Matemática e
Geometria Sagradas
 
  Florais de Bach  
  Outros Cursos  
     

  REVISTA ACRÓPOLE  

   
     

  NOVIDADES EDITORIAIS  

  TÍTULOS PUBLICADOS  
   
 

 
© Nova Acrópole 2009 | Optimizado para monitor 1024X800 | Mapa do site | Webmaster