A Nova Acrópole de Braga, realizou no passado dia 7 de Setembro mais um Café Filosófico, desta vez e ainda no seguimento do lançamento do livro Rumo à Vitória – o Caminho do Herói de Délia Steinberg Guzmán, o tema escolhido foram “Os Medos”.

O Café Filosófico é uma atividade, aberta ao público, onde, independentemente dos conhecimentos que possam ter na área da filosofia, todos os participantes têm a oportunidade de debater e refletir sobre o temas e as ideias que vão surgindo durante o evento, levando a filosofia a todos.

A atividade teve um momento expositivo sobre a temática dos medos, que faz parte do livro Rumo à Vitória, seguido de debate e reflexões entre os grupos das várias mesas.
Num ambiente de convívio, confraternização, partilha e com espírito filosófico fizeram-se perguntas:

O que é o medo?
Porque temos medo?
Quais as consequências do medo?
O que fazer, ou como lidar, com o medo?

E da reflexão e do debate surgiram ideias e respostas depois apresentadas:
O medo é um mecanismo de sobrevivência, uma emoção primária, que pode ser de tipo sensorial, cognitivo ou mais abstrato, pode ser inato ou adquirido.
O medo existe, faz parte de nós e todos o experimentamos das mais variadas formas. Mas essencialmente temos medo do sofrimento e do desconhecido.
O medo pode paralisar (impedir a ação) ou impulsionar (agir precipitadamente e de forma errada), no limite o medo pode impedir-nos de viver.
Perante o medo precisamos de coragem e sabedoria para agir. Desdramatizar também é de grande valia. Um esforço contínuo, pela busca de conhecimento interno e externo, pela ação correta, pode transformar o medo… Aquilo que surge como limitação pode transformar-se em ferramenta de evolução.

“Não é apenas a ação dos pés que caminham, é sobretudo a ação dos nossos corações que sentem e sabem o que devem fazer; é a ação das nossas mentes, que entendem quais são as ideias que nos movem; é a ação do espírito que nos obriga ao retorno permanente.” Délia Steinberg Guzmán

O objetivo desta atividade é possibilitar a prática filosófica através do exercício do diálogo aberto e livre, promovendo a reflexão de temas concretos.

Esperamos que no próximo Café Filosófico possas participar nesta partilha!