Foi na passada sexta-feira dia 03 de março, que o salão nobre na Nova Acrópole de Braga se transformou num espaço de mistério e encantamento, durante o Café Filosófico – Contos Espirituais.
Foram apresentados vários contos, e há medida que se iam desvendando iam transportando os seus participantes para um outro mundo, o mundo da imaginação através de um vasto mosaico de filosofias e tradições divergentes.
Uma verdadeira experiência de duplo evento, a escuta e narrativa de contos, oralmente de acordo com a tradição antiga, e um exercitar o pensamento na condução de vivencias e troca de sensíveis reflexões, abrindo janelas através das quais espreitavam ideias que ao ganhar confiança se libertavam com largos passos em direção às diferentes portas.
Na maioria dos contos apresentados, os seus autores são desconhecidos, e podem ser encontrados no livro “A Tertúlia dos Mentirosos” de Jean-Claude Carrière, que ao longo de 10 anos compilou, contos de diferentes povos. Com um diversificado género: histórias engraçadas, inteligentes, misteriosas, mas todos tocam em pontos da interrogação humana, aguçando a curiosidade e a inquietude onde o real e o imaginário se unem.
O conto é definitivamente um impulso á criatividade e um convite a cada indivíduo para que sonhe acordado.