No dia 12 de maio a Nova Acrópole fez a sua 3ª visita ao Rio Mourão, para monitorizar o troço adotado em 2018, no âmbito do Projeto Rios da ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental).

Depois de duas primeiras visitas intensas na limpeza de detritos, dentro do rio e nas suas margens, foi possível nesta terceira oportunidade concentrar parte da equipa na recolha de dados, que se destinam a ser comunicados à coordenação nacional do Projeto Rios, a fim de lhes ser permitir juntar este contributo à informação já existente, tornando possível continuar a traçar um plano geral do estado de saúde dos rios em Portugal.

A equipa deparou-se com um caudal forte e um ambiente cheio de vida, com muitos visitantes, aos quais foi também possível sensibilizar acerca da importância de preservarmos e cuidarmos do Rio Mourão.

Os elementos já conhecedores da zona, bem como os estreantes, felizmente encontraram o troço mais limpo, dentro e fora de água, não obstante as surpresas desagradáveis de descoberta de novos focos de despejo, que serão alvo de atenção na próxima oportunidade.

O dia ficou ainda mais valioso depois do encontro com o Sr. António, verdadeiro guardião do Rio Mourão, que depois de um curto período de ausência por motivos de saúde, voltou a acompanhar e apoiar a Nova Acrópole de Lisboa na sua missão de cuidar do “seu” Rio!