A Nova Acrópole, com o apoio da Câmara Municipal de Alenquer, organizou no dia 16 de julho de 2022 no museu João Mário, o segundo encontro do Ciclo de Conferências sobre Filosofia., com o título “A Sabedoria de Sócrates”.

O orador, Eduardo Gonçalves, voluntário da Nova Acrópole de Carregado, começou por enquadrar a personagem no contexto histórico, abordando os filósofos pré-socráticos que tinham uma mensagem mais críptica, e os sofistas, os supostamente filósofos que Sócrates tanto combateu, que tal como Sócrates, aspiravam à felicidade.

De seguida entrou na vida de Sócrates focando-se nas suas 3 grandes crises existenciais, Alcibíades, o oráculo de Delfos e a sua condena à morte pela cidade de Atenas.

Falou sobre a Maiêutica, a arte de nascer de si próprio através do processo dialético. O orador referiu que esta ação dialética tanto poderia ser feita pelo Sócrates com as suas incisivas perguntas, ou por nós próprios, respondendo ao nosso daimon interior.

No final da conferência houve um pequeno debate filosófico entre todos os intervenientes na conferência, e onde se partilharam ideias abordadas na conferência.