No passado dia 2 de Dezembro, pelas 20h00, a Nova Acrópole Porto teve a honra de receber a apresentação do novo livro do prof. José Carlos Fernández, escritor e director da Nova Acrópole Portugal. “Apontamentos de Simbolismo Arturiano”, obra nascida das várias sessões de um curso de Verão, revisita pormenorizadamente as várias facetas do Ideal Cavalheiresco que, sob o nome genérico de “Ciclo de Artur”, permitiu à Europa esse reviver de valores e ideais capazes de construir um mundo melhor e mais justo após o difícil período da Alta Idade Média.
Lancelot, Galaaz, Merlin, Artur, Parsifal ou Tristão, entre outros, persistem ainda no nosso imaginário colectivo não apenas pela plasticidade e encanto poético, mas também pelo simbolismo profundo que refletem da alma humana.
Nesta apresentação, o prof. José Carlos Fernández transmitiu-nos de forma lúcida que os ideais evolutivos que animaram os humanos ao longo da História são sempre os mesmos, ou melhor, apenas um só e o mesmo, apesar dos contextos variarem, e a nossa época está carente destes ideias de futuro que sempre animaram a humanidade.