Biografia de Fernando Schwarz

FERNAND SCHWARZ nasceu na Argentina em 1951 e reside em França desde 1973. Estudou Filosofia e História de Arte na Universidade de Buenos Aires, licenciou-se em ambas e especializou-se em Antropologia. Trabalhou com Mircea Eliade, Gilbert Durand, Edgar Morin e outros participantes dos Encontros Eranos. Fundou a Associação Cultural Nova Acrópole em França à qual preside. Dirigiu durante vários anos o módulo de Antropologia da Religião na École d’Anthropologie de Paris, onde dirigiu também a cátedra de Antropología do Imaginário. Há mais de 30 anos que se dedica ao estudo das estruturas míticas e simbólicas das culturas antigas. Foi agraciado em França com a Cruz de Prata das Artes, Ciências e Letras de Paris.

Site oficial de Fernand Schwarz:
http://fernand.schwarz.free.fr/

Escreveu vários livros sobre o Egipto e é autor, entre outros de:

  • La Sagesse de Socrate ;
  • Philosophie Du Bonheur (Ed. Viamedias),
  • Symbolique Des Cathédrales (Ed. du Palais),
  • Mäat et l’actualité de l’Egypte ancienne (Ed. Noème),
  • Initiation aux Livres des morts égyptiens (ed. Albin Michel),
  • Egypte, les mystères du sacré (Ed. du Félin. Coll. Les Racines de la Connaissance, 1987),
  • Egypte, Terre des Dieux, don du Nil (Editions NA, 1992),
  • La symbolique de Paris: Paris sacré, Paris mythique (Ed. Huitième Jour).

Em Portugal tem publicados os livros “Egipto Iniciático” com a chancela da Ésquilo e “A Sabedoria de Sócrates” e “Concentração e Despertar Interior no Budismo Tibetano”, edições da Nova Acrópole.

Foi co-autor de uma série de documentários realizados pela Televisão francesa sobre geografia e arquitectura sagradas difundidos em mais de vinte países.

É colaborador no activo de museus, academias e universidades em vários países da Europa e da América Central e do Sul. No ano de 2013, coordenou as comemorações do 2400º Aniversário da Fundação da Academia de Platão, levadas a efeito pelo Instituto Internacional Hermes de Antropologia e Comunicação do qual é o director internacional. Organiza colóquios, círculos de reflexão e ministra cursos e profere conferências sobre temas de antropologia, filosofia, história das religiões e civilizações tradicionais e modernas.

Noutro âmbito, tem sido consultor de numerosas empresas em vários países do mundo sobre a incidência da cultura no comportamento dos indivíduos no contexto de um grupo colectivo. As suas experiências e investigações em ciências sociais e empresariais, através do enfoque da antropologia biocultural da empresa, permitem uma abordagem ética e humanista da sociedade empresarial.

Uma figura marcante da cultura ocidental das últimas décadas, que estará em Portugal no final de Agosto de 2018.