21 de outubro de 2022
No dia 21 de outubro de2022, fizemos uma conferência na sede da Nova Acrópole Lisboa sobre a representação simbólica do herói na arte, mais especificamente na pintura ocidental. Numa época em que o analfabetismo era muito comum entre o povo, a linguagem artística tinha a capacidade de transmitir uma série de conhecimentos religiosos, mitológicos e históricos. Um dos temas utilizados de forma mais recorrente era o da figura do herói histórico
ou mitológico.
Cleto Saldanha, instrutor na Nova Acrópole Lisboa, falou-nos sobre o aspeto simbólico de alguns destes heróis. Começando pela mítica figura de Hércules, passando por Perseu, Joana d’Arc, Leónidas e por último, o mito de São Jorge e o Dragão através dos quadros “São Jorge e o Dragão” da autoria de Peter Paul Rubens e outro com o mesmo nome, pintado por Gustave Moreau.
Pela análise da representação pictórica é possível ver de que forma os artistas expressam os mitos e os símbolos profundos a eles associados, e de que modo estes evocam a grande epopeia da aventura humana, e exaltam o sentido heroico da Vida.