8 de outubro de 2022

Dando continuidade ao Ciclo de Conferências “Pensadores do Nosso Tempo” que a Nova Acrópole de Lisboa está a desenvolver, em parceria com a Biblioteca Palácio Galveias, no dia 8 de outubro de 2022, realizamos mais uma conferência na Sala Polivalente, desta vez sobre oescritor norte-americano Steven Pressfield.

Claúdio Dumont, formador na Nova Acrópole Lisboa e praticante da arte marcial Nei Kung, começou por fazer uma breve apresentação da obra do romancista que tem dedicado grande parte da sua carreira à escrita de romances históricos, onde descreve com grande detalhe o
dia-a-dia no campo de batalha. Livros como os “Portões de Fogo”, sobre a batalha das Termópilas, “Tempos de Guerra” que narra a história da guerra do Peloponeso, entre outros com temas semelhantes. Para além destes, também nos falou do livro “Guerra da Arte” onde o autor faz reflexões muito interessantes sobre o processo criativo da escrita.

A seguir, partindo das personagens que povoam os livros do autor, Cláudio fez uma reflexão muito interessante sobre os principais arquétipos que estão presentes na sua obra, e dos quais podemos extrair ensinamentos para o nosso próprio desenvolvimento. Falou sobre o conceito de arquétipo, como um modelo simbólico ideal e perfeito, e de comoe ste vai mudando ao longo das diferentes fases de vida do Homem e ganhando diferente relevância. E de como estes são fonte de aprendizagem e aprofundamento da Alma humana.