A Nova Acrópole Carregado realizou no dia 30 de setembro de 2023 a conferência online “Como aproveitar o tempo”. O orador, Eduardo Gonçalves, começou por falar de forma geral no tempo do ponto de vista científico, mítico e histórico.

Desenvolveu o tempo dentro da teoria da relatividade e a sua associação com a velocidade da luz. Falou sobre o tempo mitológico distinguindo o tempo de cronos ou linear e o tempo oportuno de Kairós. Do ponto de vista histórico, frisou o paradoxo de Zenão de Eleia na corrida entre Aquiles e a tartaruga. Explorou a descrição do tempo platónica que diz que o tempo conecta o mundo das ideias e o mundo visível colocando-os em marcha, e referiu o livro de Séneca “a brevidade da vida” que indica dicas de aproveitamento do tempo.

De seguida explorou a diferença entre o tempo físico e o tempo psicológico, frisando que o passo constante do tempo linear ou físico, não necessariamente significa evolução ao nível psicológico ou mental, pois são duas dimensões totalmente diferentes.

Para finalizar, e como dica para aproveitar o tempo, referiu que a melhor forma de aproveitar o tempo é sabendo o sentido da nossa vida, porque assim, podem-se focalizar as nossas energias para o nosso objetivo pessoal aumentando a eficácia das nossas ações.