A Nova Acrópole do Carregado organizou no dia 17 de março de 2023, a conferência “Estoicismo, uma filosofia para tempos de crise”. O orador, Cleto Saldanha, iniciou a conferencia referindo-se aos inícios do estoicismo quando Zenão foi ao templo de delfos e a pitonisa lhe disse “tens de deixar de viver com moluscos mortos e começar a viver com homens mortos”, fazendo referência ao seu passado de filosofo cínico e de necessidade de volta à vida em sociedade.

De seguida desenvolveu três matérias principais que todos os estoicos referiram, o controlo das emoções, a vivência da adversidade e saber distinguir o que depende e não depende de nós.

O foco nos elementos que não dependem de nós, saúde ou doença, sucesso ou fracasso, dificuldades ou facilidades, acabam por provocar infelicidade ou apego. O nosso julgamento a estes elementos será o princípio do nosso mal-estar. Controlar os nossos julgamentos sobre o que nos acontece, é o primeiro passo para ter uma vida regrada e consciente.

O controlo das emoções, passa principalmente por saber que não somos responsáveis pelas emoções dos outros. De todas as nossas emoções, temos de selecionar as positivas como forma a exponenciá-las e descobrir os poderes internos do homem.

Para finalizar, falou sobre as adversidades e de como elas fazem parte da nossa vida. Não há ninguém que não tenha adversidades, pelo que os estoicos diziam que temos de ser seus aliados para as utilizar e crescer interiormente. A adversidade passa a ser um companheiro de viagem, um meio mais para o autoconhecimento o crescimento e a melhoria de nos próprios.