A Nova Acrópole, com o apoio da Câmara de Lisboa, organizou no dia 16 de Fevereiro de 2019 na Biblioteca do Palácio Galveias, o evento de divulgação filosófica “Giordano Bruno e o caminho do Herói”.

O orador José Carlos Fernandez, Director da Nova Acrópole em Portugal começou por explicar a vida e obra de Giordano Bruno introduzindo o tema do caminho heróico, e como este caminho trouxe muitas dificuldades na própria vida de Giordano, ao ter-se enfrentado às diversas instituições religiosas com a sua mensagem do infinito.

Falou-se do tema da memória mágica, apontando a importância da memória no caminho do herói, pois esta é a base vivencial do conhecimento.

Para finalizar, foram abordadas duas obras de Giordano, “A expulsão da besta triunfante” e “Furores Heróicos”. Na primeira há uma referência à reforma da alma humana através de uma nova terra, um novo céu, um novo sol. Na segunda fala sobre a viagem do namorado associado ao mito de Diana e Acteon, em que se representa a Deus como o amante, e ao herói como o amado. O caçador converte-se em caçado sublimando-se.