A Nova Acrópole comemora o Dia Mundial da Filosofia instituído pela UNESCO em todo o País, contando com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO.

«Jorge Ángel Livraga, o Filósofo da Concórdia», no momento dos 30 Anos da sua morte (1991- 2021), é o tema central deste ano, homenageando o filósofo argentino que funda a Nova Acrópole, como uma nova Escola de Filosofia à Maneira Clássica, integrando sempre nas suas conferências, cursos, escritos, uma mensagem de Concórdia, no sentido da identidade universal do Ser Humano, para além de qualquer distinção externa como a condição social, género, crença religiosa, origem, etc.

«Existe dentro do nosso mundo arquetípico um chamamento ancestral à perfeição, ao bem, à concórdia…» (Jorge Ángel Livraga)

Com o apoio de:

Programa de actividades do Dia Mundial da Filosofia nos diferentes Centros da Nova Acrópole em Portugal

Aveiro

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 21:00

Jorge Ángel Livraga – um filósofo humanista

Evento presencial na sede da Nova Acrópole Aveiro e via Zoom.
Por Mª Emília Ribeiro

A personalidade de Jorge Ángel Livraga (1930-1991) – fundador da Organização Internacional Nova Acrópole em 1957, na Argentina, e seu primeiro diretor até ao seu falecimento – oferece uma grande variedade de facetas e matizes. Filósofo, poeta, escritor e ensaísta procurou com o seu labor fazer chegar o conhecimento e a filosofia a todo o tipo de público com um claro sentido pedagógico.

Nesta actividade iremos abordar alguns dos seus ensinamentos tão simples e úteis para tentarmos compreender, entre tantas coisas, o sentido da vida.

Atividade gratuita mediante inscrição: https://bit.ly/3c62AzX

Braga

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 19:30

Colóquio – Educação e Filosofia

Local: Museu dos Biscainhos

Em comemoração do dia Mundial da Filosofia a Nova Acrópole de Braga irá realizar um colóquio dedicado ao tema Educação e Filosofia.
O tema central deste colóquio será repartido em três exposições: a Formação para os Valores, o Papel de uma Sociedade Harmónica e o Despertar do Sentido da Vida. A linha orientadora estará baseada na obra filosófica legada por Jorge Ángel Livraga, fundador da Organização Internacional Nova Acrópole.
Um tema muito amplo que pretende esclarecer a relação intrínseca entre a Educação e a Filosofia, podendo mesmo afirmar-se que a Filosofia, em essência, é a base fundamental da educação.

A filosofia é a grande educadora; é a que nos ensina a ter, mais que muitos conhecimentos, um pouco de sabedoria. Não vamos chegar a ser Sábios, mas pelo menos teremos alguns temores a menos, algumas dúvidas a menos; não vamos olhar a Grande Verdade, mas começaremos a ter algumas certezas.

Uma boa educação forma e transforma. Uma boa educação é transformação interior; depois de aprender não podemos ser iguais a antes. E se continuamos iguais, é porque não aprendemos nada, é porque memorizamos um monte de coisas e não sabemos nada. Essa educação formativa, de transformação, como nos dizia o professor Livraga, não é uma educação para ser imposta às pessoas; não se pode torcer a personalidade humana. Em todo caso é uma educação que tem de nos libertar de muitas amarras e de muitas deficiências, de muitas inseguranças e temores. Quando se consegue largar esses pesos, a consciência sente-se livre. Essa educação formativa tem que nos ajudar, temos que aprender a aprender. Temos que chegar a ser nós mesmos.

PROGRAMA
19h30 – Abertura
19h45 – A Formação para os Valores, por Sara Saiago
20h20 – A Importância de uma Sociedade Harmónica, por Jacinta Marta Fernandes
20h50 – O Despertar do Sentido da Vida, por Juliana Araújo
21h30 – Debate e Encerramento

– – – – – – –

Inscrição: https://www.eventbrite.pt/e/202466581997

O evento será realizado em parceria com o Município de Braga, no Museu dos Biscaínhos.

Coimbra

17 de Novembro | Quarta-feira | às 19h30

Comentário a obra “Ankor – Príncipe da Atlântida”

Comentário a obra “Ankor – Príncipe da Atlântida”, em homenagem ao Fundador Jorge Ángel Livraga.
Por José Ramos.

Uma obra incrível, repleta de ensinamentos profundos e aventura.

Em simultâneo aqui no Facebook e no canal do YouTube da Nova Acrópole de Portugal.

Facebook em:
https://www.facebook.com/nova.acropole.coimbra/

Youtube em:
https://www.youtube.com/c/NovaAcr%C3%B3polePortugal

Guimarães

SÁBADO, 20 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 10:00

Luz no Caminho – 21 Degraus para o Conhecimento

Por: Isabel Areias- Diretora Nova Acrópole Guimarães

Luz no Caminho é uma das obras mais enigmáticas do pensamento oriental e por isso obrigatória para todos aqueles que querem ver um pouco mais além de si mesmos.
Vamos apresentar os 21 degraus ou orientações presentes neste livro, à luz do pensamento do Prof. Jorge Ángel Livraga, Filósofo, Poeta, Escritor e fundandor da Organização Internacional Nova Acrópole, conhecido pelo seu labor em fazer chegar o conhecimento e a filosofia a todos!

*Aberto ao público com inscrição em: https://bit.ly/FiloNaGuima

*Local: Associação Cultural 20 Arautos D. Afonso Henriques. Centro Histórico de Guimarães

Lisboa

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 19:30

Jorge Ángel Livraga – o filósofo da Concórdia

Por José Carlos Fernández
Escritor, investigador e Director Nacional da Nova Acrópole

EXPOSIÇÃO JORGE ÁNGEL LIVRAGA, O FILÓSOFO DA CONCÓRDIA

Com esta exposição, e todo um programa nacional de atividades associado, nas diferentes sedes de Nova Acrópole em Portugal, queremos prestar homenagem ao filósofo Jorge Ángel Livraga (nascido no ano 1930, em Buenos Aires, Argentina), fundador da Organização Internacional Nova Acrópole em 1957 e diretor da mesma até ao seu falecimento em 1991, uma vez que se cumpre 30 anos desta data.
Todos os seus livros, artigos, conferências e obras, testemunham que os seus pensamentos e ações estavam impregnados de um Ideal de Concórdia. O único, segundo dizia, que não somente é meta de todo o ser humano, mas também é a única chave para enfrentar alegremente todos os problemas que vivemos em relação connosco mesmos, com os outros, e com o planeta que é a nossa casa e morada.
Uma multitude de ensinamentos expressa a importância que deu à concórdia – que definia no sentido clássico do “coração com coração” – e de como ensinou a percorrer os caminhos que levam até ela.

Inscrição >> https://bit.ly/3faCluk
Atividade gratuita mediante inscrição
Evento presencial na sede da Nova Acrópole Lisboa com transmissão via Zoom.

Oeiras Cascais

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 19:30

CAFÉ FILOSÓFICO // AVENTURA, FELICIDADE E CONCÓRDIA – QUAL A RELAÇÃO?

Café Filosófico com base nas ideias inovadoras do filósofo Jorge Ángel Livraga sobre a Arte da Superação

No próximo dia 18 de Novembro é o Dia Mundial da Filosofia, pelo que iremos realizar um café Filosófico. O tema desta actividade filosófica é : Aventura, Felicidade e Concórdia – Qual é a relação entre elas?

Para o efeito, com base nas propostas filosóficas de Jorge Ángel Livraga (1930-1991) para o Crescimento Interior do Ser Humano.

Coordenação da actividade: Paulo Alexandre Loução,
Investigador do Instituto Internacional Hermes, fundador do Centro de História Jaime Cortesão

Horário: Início às 19h30 e termina às 22h

Local da actividade: Palácio Marquês de Pombal (Casa da Malta), rua dos Lagares da Quinta, Oeiras (entrada em frente ao número 15).
Telefone de contacto para alguma questão: 968 013 867

Inscrição até 17/11: Email:

FUNCIONAMENTO/ PROGRAMA:
Em grupos de 4 ou 5 pessoas serão
dadas algumas questões ou pequenos textos para comentar/ debater entre si. Ao fim de uma hora cada grupo nomeia o porta-voz que apresenta as suas conclusões. No final pode haver um debate entre todos, finalizando com o comentário do coordenador da actividade.
O café Filosófico está aberto a todos que queiram participar, é uma actividade interativa. Durante a sessão haverá café, chá e aperitivos. As inscrições são limitadas devido às características deste tipo de actividade.

Inscrições através do email:

Participação: 3 euros
Pagamento por transferência para este NIB da Nova Acrópole:
0045 5492 4029 1166 0659 8
Mais informações: 968 013 867
Email:

Organização:
Clube de Aventura Teseu
Nova Acrópole Oeiras-Cascais

Apoio:
Câmara Municipal de Cascais

Porto

SEXTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 21:30 – 23:00

A História como Futuro: olhar para trás, pensamento em frente

Na comemoração dos 30 anos da sua morte, dedicamos o Dia Mundial da Filosofia ao fundador da Nova Acrópole, prof. Jorge Ángel Livraga (Buenos-Aires 1930 – Madrid 1991). Escritor, pensador humanista preocupado com o seu tempo, historiador desvendado pegadas do passado para abrir caminhos no futuro, a sua vasta obra publicada é corolário de toda a actividade de uma vida, legando à humanidade uma instituição que procura recuperar os valores humanos através da filosofia, da cultura e do voluntariado.

Nesta conferência apresentada por José Antunes será focada essencialmente a vertente do historiador-filósofo recolhendo passagens de muitos dos seus escritos. O mote será: “A história como futuro: olhar para trás, pensamento em frente”.

Online via zoom com inscrição no formulário: https://forms.gle/THYsNUE7Sc8bCAD66

Viseu

QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2021 ÀS 19:00

A Arte de Encontrar Deus

Celebração do Dia Mundial da Filosofia, em homenagem ao Prof. Jorge Ángel Livraga.