14 de Maio 2021, Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa

A Nova Acrópole de Braga, em parceria com o Município de Braga, e no âmbito do projeto Filosofia nos Museus, realizou dia 14 de maio, no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e com transmissão em direto para as redes sociais, um encontro de filosofia intitulado “Marco Aurélio – como vencer as adversidades”.

Apresentado por Juliana Araújo, membro e voluntária da Nova Acrópole de Braga, este encontro trouxe até nós a vida, pensamentos e reflexões de Marco Aurélio, eternizados no seu livro conhecido como Meditações. Iniciamos a temática com a descrição do ambiente familiar, educação e contexto histórico no qual, um dos maiores líderes da história, ascendeu ao governo do Império Romano.

Lembramos que Marco Aurélio, que ficou conhecido como imperador-filósofo, foi o último dos cinco bons imperadores que marcaram um longo período de relativa paz no império, denominado a Pax Romana, que permitiu um grande florescimento artístico e cultural. Abordamos o Estoicismo, uma filosofia que, apesar de ter tido origem em Atenas, foi em Roma que floresceu e teve em Marco Aurélio o último famoso filósofo estoico da antiguidade.

Continuamos recordando uma das piores pragas da história da Europa, que ficou conhecida pelo seu próprio sobrenome, A Peste Antonina, e que Marco Aurélio enfrentou nos últimos 14 anos do seu governo, por ter sido no meio dessa praga que escreveu o seu livro onde aplica o Estoicismo aos desafios de lidar com a dor, doença, insegurança e adversidade e onde a natureza do bem reside em nosso próprio caráter e ações. Terminamos interpretando vários dos seus pensamentos e fazendo paralelismos com conceitos semelhantes na filosofia oriental.

A Nova Acrópole procura, com as suas atividades e iniciativas para a comunidade, ter sempre por objetivo que cada ser humano possa conhecer-se a si mesmo, desenvolvendo o seu interior de forma pura e verdadeira, para que mais facilmente possa cuidar de si, dos outros e da natureza. Agradecemos a todos os participantes, presenciais e online, e ao Município de Braga, por apoiar as iniciativas desta organização para a comunidade.

Ligação para o registo fotográfio: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=novaacropoledebraga&set=a.2174484102690937