15º Café Filosófico | Os Medos

Nova Acrópole Braga

7 Setembro 2022 | 19:30 - 21:30

A carregar Eventos
Um dos fatores psicológicos que atrasam ou detêm completamente o desenvolvimento do ser humano, em todos os seus aspetos, é o medo.
Ainda que reconheçamos o medo como próprio da psique, como uma emoção violenta, é evidente que o seu alcance não começa nem acaba nesse plano. O medo desce e paralisa o corpo; o medo sobe e paralisa a mente e, na sua própria morada, arrefece os melhores sentimentos para dar, em troca, proporções monstruosas a outras emoções similares mais negativas.
Todos temos medo, ou já o tivemos alguma vez, ou tememos voltar a experimentá-lo. O que o negue não faz mais do que revelar o seu medo, disfarçado de vaidade. O problema não está em sentir ou haver sentido medo, mas antes na forma que utilizaremos para que a dita emoção não nos impeça de fazer o caminho.
Até o maior dos heróis sente medo. Se não fosse assim, teria perdido a parte de condição humana que lhe pertence. Todos os humanos experimentam medo em determinadas ocasiões e por diversas razões.
O que diferencia o herói daquele que não chegou a sê-lo, é que o herói se coloca acima do seu temor. Sem deixar de o sentir, pode subir a um degrau mais elevado, e daí governar as suas ações. Governar inclusivamente o medo.
——-
Retirado do novo livro de Délia Steinberg Guzmán – Rumo à Vitória.
Participe nesta partilha de ideias e reflexões para que cheguemos juntos mais próximos do enigma. Venha e traga um amigo para uma das nossas mesas de discussão e disfrute da magia que acontece quando muitas mentes e corações se unem para descobrir algo.
– – – – – –
O Café Filosófico é gratuito, podendo dar um contributo de 2 euros para o café e biscoitos 🙂

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top