Bhagavadgītā – apresentação da nova tradução de “O Canto do Bem-Aventurado”

Nova Acrópole Braga

25 Fevereiro 2022 | 19:30 - 21:30

A carregar Eventos
A Bhagavadgītā, «O Canto do Bem-Aventurado», é um episódio do Mahabharata onde se apresentam soluções para o dilema dhármico da guerra entre Pandavas e Kauravas, no exacto momento em que esta está prestes a começar e já nada a poderá evitar.
Trata-se de um diálogo entre Arjuna, o soldado combatente, e o seu auriga, Krishna, dentro de um carro de guerra que está posicionado entre os dois exércitos inimigos.
Mas este episódio, o mais famoso de toda a literatura indiana, é muito mais do que a antecâmara da grande batalha dos descendentes de Bharata, é reflexo da luta interior de todo o herói quotidiano que, apesar das suas dúvidas e dos seus medos quotidianos, se esforça por alcançar a vitória sobre si mesmo e a sabedoria.
Segundo Ricardo Martins, tradutor da obra:
“Apesar do muito que se tem escrito e comentado sobre a Bhagavadgītā no decurso de tantos séculos, com maior frequência ainda na nossa época, e apesar deste ser o mais famoso texto de toda a literatura indiana, o mais vezes traduzido e, certamente, aquele que é o mais vezes citado e estudado, a ponto de parecer não necessitar de mais nenhum outro exercício de tradução, supomos que podemos e que é, ainda, nosso dever contribuir com este nosso exercício e com a nossa reflexão para a compreensão e para o estudo do mesmo.”
Exposições:
– A importância do contexto épico na Bhagavadgita, por Ricardo Martins
– Tópicos Filosóficos da Bhagavadgita, por José Carlos Fernández
– – – – – – –
Com a presença do tradutor da obra, Ricardo Martins, Director da Nova Acrópole de Viseu, autor de diversas traduções de temas filosóficos como “A Chave para a Teosofia” de H.P. Blavatsky, ou de “O Sonho de Ravana”, ambos editados pelas Edições Nova Acrópole.
Com a presença de José Carlos Fernández, Diretor da Nova Acrópole em Portugal, prolífico escritor de diversas obras e temáticas filosóficas como “A Viagem Iniciática de Hipátia”, “Reis, Poetas e Sábios de Portugal” ou “Esoterismo em Fernando Pessoa”, entre muitos outros.

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top