19º Café Filosófico – Inteligência Artificial e Filosofia

Nova Acrópole Braga

15 Março | 19:30 - 21:00

A carregar Eventos

A Inteligência Artificial (IA) desperta fascínio, admiração e, por vezes, preocupação em igual medida.

Neste Café Filosófico teremos connosco o convidado Paulo Marques, doutorado em neurociência que hoje lidera o departamento de ciência de dados na Uphold, para uma conversa aberta e reflexiva sobre o impacto da Inteligência Artificial na sociedade e cultura, os seus perigos e potencialidades, e a sua relação com a Filosofia, a ética e a consciência.

Tópicos Abordados:

  • Origens da IA: Explorar o surgimento da Inteligência Artificial e as suas raízes na filosofia e na ciência.
  • Ética e Moralidade: Como a IA desafia nossas noções de ética e moralidade? Quais são os dilemas éticos que enfrentamos ao desenvolver e implementar tecnologias de IA?
  • Inteligência Humana vs. Inteligência Artificial: Examinar as semelhanças e diferenças entre a mente humana e a inteligência artificial.
  • Futuro da IA: Qual é o potencial da IA? Como podemos moldar um futuro onde a IA beneficie a humanidade de maneira ética e responsável?

Formato do Evento: Este Café Filosófico será uma mistura de palestra interativa e discussão em grupo, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de contribuir com suas perspectivas e insights sobre o tema.

Público-Alvo: Este evento é aberto a todos os interessados em explorar as questões filosóficas e éticas relacionadas à Inteligência Artificial, independentemente de seu nível de conhecimento prévio sobre o assunto.

Inscrições: A participação neste Café Filosófico é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para garantir seu lugar, por favor, inscreva-se antecipadamente através do formulário de inscrição.

– – – – – – –

Os Cafés Filosóficos são um projeto de voluntariado cultural da Nova Acrópole Braga que tem vindo a promover diálogos e reflexões conjuntas sobre variados temas, desde a Felicidade, a Liberdade e a Morte, até aos Contos Espirituais e à Construção de Mundo Melhor. Uma das principais conclusões de cada Café Filosófico é que o mundo precisa de mais filosofia, precisa de mais compreensão, mais tolerância, mais ética. Cada ser humano anseia por mais consciência, por um sentido mais profundo das coisas, dos acontecimentos, de si mesmo.

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top