DOS CASTROS – documentário e palestra

Nova Acrópole

11 Março 2022 | 19:30 - 21:30

A carregar Eventos
Documentário seguido de palestra, com o Arqueólogo Gonçalo Cruz

A História e o Património, tanto materiais como imateriais, são um legado das nossas antigas gerações nos deixaram, com o qual edificamos os nossos valores, a nossa mentalidade e a nossa forma de vida. Conhecer esse legado é conhecermo-nos a nós próprios. Daí que a Filosofia da História esteja intimamente relacionada com a eterna máxima da Filosofia: “Conhece-te a ti mesmo”.

A densidade dos castros do norte de Portugal, na Galiza e em parte das Astúrias ultrapassa o milhar de povoados recenseados. No atual território do Entre-Douro-e-Minho, a maior concentração está na orla litoral e nas bacias terminais dos rios Douro, Ave, Cávado, Neiva, Lima e Minho. O documentrio DOS CASTROS revisita a cultura castreja e alguns dos castros mais importantes do Alto Minho.

No dia seguinte, às 10h, o Arqueólogo Gonçalo Cruz irá conduzir-nos numa visita Guiada a alguns dos marcos mais importantes desta cultura pré-romana: a Fonte do Ídolo e o Balneário da Estação. Inscreva-se na visita guiada aqui: https://www.eventbrite.pt/e/272587134457

– – – – – –

A realização desta atividade conta com o apoio do Município de Braga e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Go to Top