Entrevista a Miguel Ángel Padilla: Platão mais perto de nós A Filosofia do Bem, da Justiça e da Beleza

Nova Acrópole Lisboa

27 Outubro 2023 | 19:30 - 21:00

A carregar Eventos

O autor do livro “Platão, mais perto” será entrevistado por José Carlos Fernández, Diretor Nacional da Nova Acrópole, livro do qual extraímos o seguinte comentário:
“Platão, mais perto”. A luz da sua Filosofia ainda tem um grande poder transformador, ainda desperta a alma da sua letargia, ainda é um viveiro de esperanças e conquistas, e de respostas para compreender a sociedade que nos rodeia, e de chaves para resolver problemas aparentemente insolúveis com que nos debatemos. (…)
Um Platão para dialogar, para criar laços de alma, para sentir a presença dos Ideais salvando a humanidade das armadilhas em que se precipita, e guiando-a para um porto seguro, e fazendo viver a sua condição divina e imortal àqueles de nós que têm medo da passagem do tempo.
“Platão, mais perto” para devolver à política um ato de bondade, de medida, de justiça, um sacerdócio que permita que todos vivamos como uma grande família, feliz, e dando a cada um o seu lugar, o melhor em que possa ser útil ao bem comum e, portanto, a si mesmo. Porque nos sentimos envergonhados do que vemos e vivenciamos, e dos lobos enlouquecidos e raivosos vestidos de pastores, babando de desejo e avidez enquanto caminham entre as ovelhas, que, embora inocentes, começam a suspeitar do pior.
“Platão, mais perto”, para não sermos escravos nem tiranos, as duas faces da mesma coisa, mas naturais e autênticos, combinando harmonicamente a liberdade com a responsabilidade pelos seus efeitos, e a obediência ao que é justo e necessário; o direito com o dever, o eu com o tu, para chegar ao nós.
“Platão, mais perto” para passar das trevas à luz, da corrupção à estabilidade e pureza, do sono e das fantasias confusas à vigília lúcida da alma que irradia a sua felicidade – que ainda dá cabida à dor – imersa no sentido e na unidade de tudo o que vive.

Go to Top