Epicteto e Piaget – construir a liberdade interior

Nova Acrópole Braga

19 Julho | 19:30 - 21:00

A carregar Eventos
O ciclo de Encontros de Filosofia com o tema “Filósofos do Mundo” pretende desenvolver a ideia “Em direção à Unidade para além das diferenças”, um exercício de reflexão que pretende encontrar pontes entre filosofias e formas de pensamento distintas, salientando aquilo que as une.
Desta vez vamos debruçar-nos sobre a filosofia de Epicteto e Jean Piaget, na busca de um sentido para como construir a nossa liberdade a partir do interior.
Quando tentamos abordar aspectos práticos da Filosofia, torna-se incontornável pensar nos fundamentos basilares do Estoicismo, bastante úteis quando nos vemos imbuídos por um quotidiano exarcebado que nos apela a diferentes formas de gestão pessoal de stress, carreira ou imagem, mas que na realidade nos desorienta.
Através dos ensinamentos de Epicteto, poderemos aprender que a vida deve ser categorizada em aspectos bastante simples, mas lógicos, que nos permitem experienciar uma vivência com maior liberdade e felicidade.
Por outro lado, Jean Piaget, um dos grandes pensadores do século XX, deixou-nos uma monumental obra escrita e uma vida marcada por várias décadas de trabalho e frutífera investigaçāo, que acabaram por influenciar profundamente diversas áreas do pensamento humano, desde a epistemologia à educaçāo.
A sua teoria do conhecimento, chamada de Epistemologia Genética, procura explicar a génese e evoluçāo das estruturas do pensamento humano. Neste amplo contexto, Piaget debruçou-se sobre as crianças, através de uma cuidada e atenta observaçāo comportamental, procurando as origens da inteligência e da moralidade, num intento, que permeou toda a sua vida, de unificar a ciéncia e a religiāo. Deste modo, investigaremos algumas destas ideias de Jean Piaget, procurando elementos simples de reflexão e conhecimento sobre o ser humano e o mundo que o rodeia.
Com Jacinta Marta Fernandes e Rafael Pereira
– – – – – –
O evento acontecerá no Museu dos Biscainhos, um local encantador que proporcionará um ambiente perfeito para esta reflexão filosófica. Junte-se a nós e mergulhe nesta jornada em busca da liberdade interior.
– – – – – –
Esta atividade é realizada com o apoio do Município de Braga

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top