O QUE É A FILOSOFIA?

Nova Acrópole Lisboa

19 Novembro 2022 | 16:00 - 18:00

A carregar Eventos

Por José Carlos Fernández – Diretor Nacional da Nova Acrópole em Portugal

Qual é o sentido do todo? Porque nos encontramos aqui e agora? De onde vimos e para onde vamos? Qual é o lugar do Homem na Natureza? Que destino nos espera mais além da morte? Voltamos a nascer? Como e onde surgiu no Homem a consciência do que fazer e do que não fazer? Quem traça o Plano que se reflete com precisão matemática no código genético?

É possível conhecermo-nos a nós mesmos?

Quem não se colocou a si mesmo estas perguntas? Apenas dois tipos de pessoas, as que se contentam com respostas superficiais que jamais poderão confirmar, e as que já conhecem as respostas, e, portanto, se encontram mais além da condição humana. Entre ambos os extremos está o filósofo, aquele que busca a verdade.

De certo modo, o filósofo partilha o mesmo destino do peregrino. Este último procura Deus e para isso percorre os lugares sagrados. O filósofo, por outro lado, procura a verdade, uma verdade que torne os seus passos mais firmes. Procura a sabedoria que o nutre, sem se contentar com a primeira coisa que encontra. Mais além, sempre mais além. Como disse Giordano Bruno, o filósofo é insaciável como o fogo e sente em si uma certeza do que busca.

Confúcio comparou o filósofo com uma flecha com olhos. Dotada de um divino impulso, sabe onde vai. Vai ao coração da realidade.

O verdadeiro filósofo sabe o que sabe e o que não sabe, e é capaz de traçar entre ambos uma linha matemática. Enquanto que ao atual erudito especializado, valem-lhe as opiniões de uns e de outros, ao verdadeiro filósofo, a profundidade da vida torna-o silencioso e afável.

Não há plugins para instalar ou ativar. <a href=" %1$s"title="Voltar para o Painel">Voltar para o Painel</a>

Go to Top