Oficina de escritura cuneiforme: escrevendo em argila

Nova Acrópole Lisboa

2 Junho 2023 | 14:30 - 17:30

A carregar Eventos

Atividade gratuita mediante inscrição

Esta Oficina está integrada nas Jornadas Transculturais do Antigo Próximo Oriente, organizadas por: Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult), CEHUM

A escrita cuneiforme é uma das mais antigas que conhecemos. 5500 anos atrás, os sumérios desenvolveram uma forma de escrita derivada de uma proto-escrita ideográfica. Os símbolos que representavam ideias passaram a ser símbolos abstractos que representam silabas ou ideias. Estes símbolos feitos com cunhas eram marcados sobre argila com a ajuda de estiletes feitos de juncos. Tanto a argila como os juncos eram retirados das margens dos rios, sobretudo dos principais rios, o Tigris e o Eufrates. Ambos rios eram considerados deuses, pelo que se considera que a escrita é um presente dos deuses. Nesta oficina vamos aprender a escrever sobre argila, usando símbolos cuneiformes.

António José Gonçalves de Freitas é Doutor em Letras especialista em Estudos Clássicos e Humanísticos, pela Universidade da Madeira. É licenciado em Matemática pela Universidad Simón Bolívar, tem pós-gradução em Lógica na Universidade de Évora e fez estudos avançados de Grego na Universidade de Cambridge, Línguas e Mitologia do Antigo Próximo Oriente em SOAS, Universidade de Londres. Tem sido visitante nas Universidades de Harvard, Ohio State, Würzburg, Londres, Lisboa, UMCE de Santiago de Chile, Campinas e a Escola Bíblica de Jerusalém. Atualmente é investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. É professor de Línguas do Antigo Próximo Oriente, tendo também lecionado Lógica na Licenciatura em Filosofia. É membro do projeto de escavação em Tel Burna, Israel.
Go to Top