Simbolismo dos Elementos da Natureza

Nova Acrópole Braga

21 Abril 2023 | 19:30 - 21:30

A carregar Eventos

Sempre o ser humano registou o seu conhecimento e as suas vivências em forma de símbolos. Os sábios mais excelsos do passado queriam cristalizar nos símbolos o conhecimento mais profundo sobre o Homem, a Natureza, a Realidade Permanente, os diferentes aspetos dinâmicos do Ser…

Sabiam que o símbolo adquire vida própria no imaginário do aprendiz, é como uma semente mágica que cresce no seu mundo interior e dá frutos em novos conhecimentos, em novas descobertas, em novas experiências. Eles sabiam que não há possibilidade de conhecimento sem o símbolo.

Realizaram essa construção simbólica à imagem da natureza, porque a linguagem da natureza é a linguagem dos símbolos. Tal como atirar uma pedra para a água, numa área fechada, produz uma série de ondas concêntricas, ad infinitum, também num símbolo estão contidas toda uma série de ideias interrelacionadas, que nas suas relações reproduz a estrutura dinâmica da natureza.

Neste Encontro de Filosofia, dedicado ao Dia Mundial da Mãe Terra, vamos aprofundar na alma da natureza através do simbolismo dos seus elementos.

Go to Top