Dark Souls é um videojogo muito popular, eleito em 2011 o jogo mais influente de todos os tempos e responsável por ter criado um gênero de jogo chamado “Soulslike”.
As características do gênero “SoulsLike” são várias, mas as que mais se destacam são as de ser extremamente punitivo, difícil e desafiador. Estas características estão cada vez mais em desuso no desenvolvimento dos videojogos modernos, porque a maior parte dos jogadores preferem jogos sem grandes penalizações, pequena curva de aprendizagem e com mecânicas que garantem grandes recompensas com pouco esforço.
Apesar disto verifica-se uma quantidade considerável de jovens jogadores cada vez mais interessados em jogos que invertem esta tendência, como é o caso do Dark Souls.
No Dark Souls o jogador entra num mundo em crise onde um heroi surge novamente para restabelecer a ordem e harmonia. No processo de conquista dos obstáculos do mundo, o jogador que encarna o papel do heroi do jogo, deve desenvolver recursos internos como a paciência, determinação, persistência e sabedoria necessários para se dominar a si mesmo e vencer o jogo.
Neste workshop iremos demonstrar como os videojogos deste género foram inspirados nos grandes mitos do heroi da história. Como foram criados de raiz para proporcionar aos jovens uma vivência, mesmo que virtual, desse caminho da conquista interior.
Neste workshop conhecerás a filosofia por detrás do Dark Souls. Aprenderás a desenvolver esses recursos internos que não só são úteis durante o jogo, mas também no teu dia a dia.