Filosofia em Movimento

Venha conhecer a Associação Cultural Nova Acrópole, desfrute de palestras filosóficas, declamações de poesia, arte para as crianças, entre outras surpresas, e encontre a filosofia que une todas as coisas.

14h00

Sessão de Abertura

ANTERO DE QUENTAL, VIDA E POESIA
Por Sara Saiago e Grupo de Poesia Calíope

15h - 17h

Arte com Crianças
ARTE EM PARTES COM IMAGINAÇÃO
Por Elisa Queirós

15h00

MITOS E DEUSES NAS ESTÁTUAS DO JARDIM
Atena e Marte, Ártemis e Hermes, Apolo e Dafne

16h00

MITO E PSIQUE: AO ENCONTRO DO EU PROFUNDO
Por Ricardo Louro Martins

17h00

CONSCIÊNCIA: HUMANA E UNIVERSAL
Por Henrique Cachetas

14h - 18h

RODA DAS VIRTUDES E JOGOS FILOSÓFICOS

FILOSOFIA

A filosofia aparece muitas vezes na nossa mente como algo antiquado e de um passado distante. Algo de livros antigos e desatualizados, desprovido de sentido. Parece sempre que são ideias vagas e sem utilidade prática.

Para a Nova Acrópole essas ideias não podiam estar mais longe da realidade. Filosofia, etimologicamente origina-se de Philo (amor) e Sophia (sabedoria). O amor à sabedoria é, talvez, a principal ferramenta para o desenvolvimento do Ser Humano.

CULTURA

Vemos a cultura como aquilo que mais necessitamos para construir o dia a dia, como base firme para caminhar e avançar... Procurar a sabedoria em tudo o que nos rodeia, permite-nos ainda construir um amor maior pela vida, pelos outros e por nós mesmos.

Num mundo onde o futuro parece incerto, buscar no passado alguns alicerces e estruturas intemporais, ajuda-nos a ter maior esperança no caminho.

VOLUNTARIADO

É com trabalho totalmente voluntário que nasce o Festival Acrópole - Filosofia em Movimento, de portas abertas ao mundo da filosofia que existe dentro de cada um de nós.

A maior história de amor que se pode viver é do tamanho das boas sementes que plantamos no nosso coração. E para escolher bem essas sementes temos primeiro de nos conhecer a nós mesmos.

Museu Nogueira da Silva
Avenida Central, Braga