Filosofia em Movimento

Venha conhecer a Associação Cultural Nova Acrópole, desfrute de palestras filosóficas, declamação de poesia, práticas de psicologia, atividades com crianças, entre outras surpresas, e encontre a filosofia que une todas as coisas.

O tema deste primeiro festival na cidade de Coimbra será dedicado ao tema da JORNADA DO HERÓI

Resumo edição 2022

Programa

14h00

ABERTURA

Por José Ramos

Diretor da Nova Acrópole de Coimbra

14h30

PALESTRA NO PARQUE

O MITO DO HERÓI NOS ANIMES JAPONESES

Por Carlos Ramos

15h30

FILOSOFIA PRÁTICA DO ARQUEIRO

Por Carlos Ramos e Flávio Mariano

16h30

PALESTRA NO PARQUE

AS 12 PROVAS DO ZODÍACO E O CAMINHO DO HERÓI

Por Françoise Terseur

17h30

JOGOS HERÓICOS

Por Carlos Ramos e Flávio Mariano

18h00

PALESTRA NO PARQUE

O CAMINHO DO HERÓI E A SAGA DA GUERRA DAS ESTRELAS

Por José Ramos

ATELIERS PARA CRIANÇAS

“OS VALORES HERÓICOS”

DECORREM AO LONGO DE TODO O FESTIVAL

Por Andreia Mariano e Susana Pais

FILOSOFIA

A filosofia aparece muitas vezes na nossa mente como algo antiquado e de um passado distante. Algo de livros antigos e desatualizados, desprovido de sentido. Parece sempre que são ideias vagas e sem utilidade prática.

Para a Nova Acrópole essas ideias não podiam estar mais longe da realidade. Filosofia, etimologicamente origina-se de Philo (amor) e Sophia (sabedoria). O amor à sabedoria é, talvez, a principal ferramenta para o desenvolvimento do Ser Humano.

CULTURA

Vemos a cultura como aquilo que mais necessitamos para construir o dia a dia, como base firme para caminhar e avançar… Procurar a sabedoria em tudo o que nos rodeia, permite-nos ainda construir um amor maior pela vida, pelos outros e por nós mesmos.

Num mundo onde o futuro parece incerto, buscar no passado alguns alicerces e estruturas intemporais, ajuda-nos a ter maior esperança no caminho.

VOLUNTARIADO

É com trabalho totalmente voluntário que nasce o Festival Acrópole – Filosofia em Movimento, de portas abertas ao mundo da filosofia que existe dentro de cada um de nós.

A maior história de amor que se pode viver é do tamanho das boas sementes que plantamos no nosso coração. E para escolher bem essas sementes temos primeiro de nos conhecer a nós mesmos.

Parque Verde do Mondego em Coimbra

(Junto às Piscinas)