A Nova Acrópole Carregado, em parceria com a Câmara de Alenquer, realizou no dia 10 de junho de 2024, coincidindo com o dia de Portugal e de Camões e das comunidades portuguesas, o Festival da Multiculturalidade.

O festival teve atividades variadas para promover a inclusão da comunidade. Iniciou-se com uma palestra “Multiculturalidade e a importância da fraternidade para fazer uma sociedade melhor”, onde se ressaltou a importância de encontrar os princípios éticos comuns que transcendem os costumes locais, como meio de fortalecer o que nos une e não o que nos separa.

Continuou com a demonstração de várias artes marciais, Nei Kung, Judo e Capoeira, sendo que o instrutor de Nei Kung ressaltou a importância da arte marcial como via para o autoconhecimento.

Os alunos da turma da escola do Carregado fizeram uma demonstração de dança seguido de um recital de poesia do grupo Florbela Espanca da Nova Acrópole, onde foram recitados poemas de autores das várias comunidades presentes no Carregado.

De seguida a Nova Acrópole realizou nova palestra com o título “A importância da música para a inclusão”, onde se destacou a importância que a música tem na promoção de uma sociedade melhor, nomeadamente destacando eventos históricos em que os artistas utilizaram a música para angariação de fundos e ajuda de povos e nações, assim como a música como expressão da multiculturalidade unificando ritmos, sons e culturas.

Deu-se continuidade ao festival com a atuação musical do grupo musical EBI do Carregado e do grupo de canto do ECDB, onde os alunos da escola demonstraram as suas habilidades musicais.

Finalizou-se o festival com um momento gastronómico com comidas dos vários países.