A Nova Acrópole de Lisboa adoptou 500 metros do Rio Mourão!

No âmbito do Projeto Rios da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a Nova Acrópole de Lisboa comprometeu-se a conhecer, limpar e cuidar de um troço do Rio Mourão!

Depois de termos tido a oportunidade de formar 2 dos nossos voluntários como monitores, no dia 30 de Setembro fizemos a nossa primeira visita oficial ao Rio. Na presença de 2 elementos da ASPEA, que em muito nos honraram com a sua ajuda e experiência, iniciámos a aventura da adopção de 500 metros do Rio Mourão – rio este situado no concelho de Sintra e afluente do rio Lizandro – com um compromisso bem firme: conhecer o rio, cuidá-lo e protegê-lo, criar e desenvolver proximidade com ele e com toda fauna e flora circundante, bem como com as “suas” pessoas e património.

O grupo motivado de 11 voluntários, com a preciosa ajuda do Sr. António, verdadeiro guardião das Cascatas do Mourão, conseguiu recolher e retirar do rio uma grande quantidade de detritos, entre eles alguns de grande porte, arrastados nas cheias de há 18 anos atrás.

Muito ficou por fazer, inclusive todas as tarefas científicas de recolha de informação da amostragem, mas dada a possível aproximação das chuvas urgia a necessidade de limpeza. Outras oportunidades de continuar o trabalho surgirão!

Foi um dia de muito trabalho, pautado pela alegria de quem sabe que está a fazer o que deve ser feito!

 

Vejas todas as fotografias aqui.