A arte marcial Nei Kung baseia-se na filosofia dos hexagramas do I Ching. Suas técnicas representam ideias profundas que favorecem o auto-conhecimento e o despertar dos potenciais latentes. Segundo os princípio desta arte, através das Artes Marciais, o ser humano pode aprender a dominar-se e melhorar sua vida em diversos aspectos. Consiste em uma técnica marcial que integra muitos sistemas e que têm um caráter simbólico, ou seja, cada técnica, movimento, treinamento, entre outros, e representa algo mais profundo da natureza do homem e do Universo.

Fundada por Michel Echenique Isasa baseada na sabedoria milenar de antigas tradições, mantém-se sempre atual já que trata de aspectos fundamentais da vida do homem e da natureza. Sua estrutura é bastante ampla e integra uma série de sistemas, desde defesa pessoal e técnicas de combate, incluindo sistemas de respiração, Chi Kung, concentração, controle da ansiedade, domínio do medo, entre outros.

O Nei Kung promove a não violência e tem por objetivo manter vivos os princípios essenciais que dão um sentido maior à existência humana.

Nesse estilo a filosofia alia-se ao aspecto marcial na busca de valores atemporais como justiça, ética e sabedoria. Mais do que um conjunto de técnicas e práticas físicas, o Nei Kung propõe um caminho de valor e de harmonização do homem com a sua própria vida e com o meio.