Um evento inspirador que teve lugar no passado dia 03 de junho.
Uma experiência enriquecedora que proporcionou a todos os participantes momentos especiais e experiências por meio de palestras, poesia, passeios e contemplação no jardim do Museu, várias atividades incluíndo um espaço especial de arte para crianças que usaram a sua imaginação na criação de obras únicas, espaço coordenado pela pintora Elisa Queirós, cujos quadros estiveram em exposição na galeria do museu.
O festival, com a cobertura do programa de rádio @Ecos de Sophia, deu início através das palavras de Sara Saiago sobre a vida e a poesia de Antero de Quental, seguidas de declamação de alguns dos seus poemas com o grupo de poesia Calíope, deixando ecoar nos corações e mentes cada palavra e cada verso do poeta. Foi também na atmosfera encantadora do jardim que mergulhamos em mitologias antigas, através de breves apresentações de algumas das esculturas e representações de azulejos fascinantes e atemporais, permitindo assim aos participantes apreciar e explorar os mistérios dos Deuses e figuras míticas. Com Ricardo Martins (diretor da Nova Acrópole de Viseu) entramos no fascinante mundo dos mitos e na sua conexão com a psique humana. Explorando a forma como a mitologia nos pode ajudar a reconhecer e integrar diferentes aspetos da nossa psique, estimulando um processo de individualização e crescimento pessoal. O encerramento deste festival foi com uma palestra do diretor da Nova Acrópole de Braga, Henrique Cachetas, que nos trouxe uma profunda reflexão sobre a consciência e a sua ligação com a consciência universal, inspirando os participantes a explorar os mistérios da nossa própria existência, a cultivar uma consciência mais ampla e a viver de forma mais consciente e compassiva em relação a nós mesmos, aos outros e ao mundo ao nosso redor.
Agradecemos a todos os palestrantes e participantes que tornaram este evento memorável possível. Fiquem atentos à nossa programação e próximos eventos.
Agradecemos ao Museu Nogueira da Silva pela disponibilização dos seus espaços e apoio na realização desta atividade.