Na terça-feira dia 23 de Outubro, aconteceu a conferência inaugural da Nova Acrópole Almada.
O evento teve lugar nas instalações da Universidade Popular Almada, onde estiveram presentes cerca de 35 pessoas. O tema apresentado foi «O Estoicismo para uma nova forma de estar na vida».
O professor Rafael Pereira da Nova Acrópole Almada, começou por realçar a atualidade dos ensinamentos estoicos face aos obstáculos que o ser humano enfrenta no mundo atual.
Em seguida, foi abordada a visão do mundo subjacente a este movimento filosófico, em que o ser humano faz parte de um Universo que está vivo, em constante transformação e conduzido inteligentemente para uma mesma finalidade: o aperfeiçoamento de todas as formas de vida.
A temática do desenvolvimento do potencial humano através da prática da virtude preencheu o restante da comunicação, onde foram também focados exemplos de vida e citações de alguns dos grandes filósofos estoicos, como Marco Aurélio, Séneca e Epicteto.
Por fim, ficou marcada a ideia de uma atitude estoica, onde o ser humano se assume como protagonista e único responsável por criar a sua realidade e melhorar o mundo em que vive.