A Nova Acrópole Oeiras-Cascais levou-nos a uma galáxia muito muito distante…

Foi na passada quinta-feira dia 12 de Maio que a escola Nova Acrópole transformou-se numa nave espacial dirigida pela Professora Patrícia Grave e aterrou em 1977 no fantástico mundo da Guerra das Estrelas. Sim, isso mesmo!
Quer seja amante de ficção cientifica ou não, tenho a certeza que ninguém fica indiferente ao nome “Star Wars”. Mas afinal, mais de 45 anos depois, por que é que ainda ouvimos falar tanto desta saga?

Além da obra ter mudado para sempre o rumo do cinema, a Professora Patrícia explicou à turma como a Guerra das Estrelas contém uma carga mitológica tão elevada que nos teletransporta diretamente de puro entretenimento para uma visão filosófica sobre o amor, a morte e o sentido da vida.

Começando pelo facto de George Lucas (produtor/ realizador) ter o objectivo principal de criar não apenas um filme de ficção cientifica mas sim uma obra simbólica com centenas de chaves de interpretação tanto para crianças como jovens e adultos.

No fundo, Star Wars é um filme que tal como o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry ou qualquer outro clássico de Walt Disney, pode – e deve – ser contemplado mais do que uma vez em diferentes fases da vida. A grande amizade e admiração de George Lucas por Joseph Campbell enriqueceu a obra de tal forma que é comum pensar que o filme foi escrito por Joseph Campbell pois o filme foi baseado no “Mito do Herói” ou “Hero’s Journey”.
Alguma vez sentiu que o mundo comum e confortável de repente deixou de ser suficiente? A Professora Patrícia trás boas notícias: Talvez se encontre na primeira fase da fantástica Via do Herói.

O que é um herói? Perguntou a Professora à plateia, rapidamente lhe foi retribuído “Alguém com super poderes sobrenaturais!” Podemos concordar que sim. Mas na realidade o que é um super poder sobrenatural? Ficar transparente? Ver entre paredes? Andar sobre a água? Na “Máquina Trituradora” da sociedade, podemos considerar um herói aquele que se recusa a participar na alienação do ser humano. Dizer “não” ao consumismo extremo e descuidado já é, para mim, considerado um acto heróico.

Em todas as histórias de heróis ou super heróis, quais são os momentos que mais marcam público? Sem dúvida, quando o protagonista demonstra a sua coragem, compaixão e sentido de justiça.

Afinal, nenhum de nós se identifica tão facilmente com uma força verde cheia de efeitos visuais que protegerá o mundo para a eternidade, mas certamente já sentimos em qualquer fase da vida, o verdadeiro poder da força numa boa ação, numa situação em que não ficámos indiferentes à injustiça ou crueldade. Já sentimos também, o poder da força negra a alimentar o nosso ego, a absorver-nos para as tentações e procrastinação.

Esta aula aberta de alguma forma apresentou oo curso que a Nova Acrópole Oeiras-Cascais dará início no próximo dia 26 de Maio de 2022. Um curso destinado a jovens até aos 35 anos que se chama “A Via do Herói”. As várias etapas do herói serão a bússola do curso, não a percas. Estamos certos que este curso pode ser para ti. Aula após aula poderás descobrir a bela força que está dentro de ti.