“A Nova Acrópole, com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios, organizou no dia 12 de Maio de 2019 no biblioteca municipal de São Lázaro, o evento de divulgação filosófica inserido na oficina de clássicos, “A Eneida” de Virgílio.

A Oradora, Mariana Esteves, professora na Nova Acrópole de Lisboa, começou por enquadrar a obra no contexto histórico fazendo a ligação com os poemas épicos de Homero, fez um resumo da mesma explicando os intervenientes, seus graus de parentesco, e a ligação final com o mito fundacional de Roma.

De seguida foi feito um exercício de filosofia prática associado à Eneida. Distribuíram-se 6 virtudes romanas pelos publico (gravidade, dignidade, cortesia, piedade, constância, coragem) e formaram-se 6 grupos, um por virtude. Cada grupo teve de estabelecer os requisitos que uma pessoa deve ter, para poder ser exemplo vivo dessa mesma virtude. De seguida foram buscar elementos da obra e na vida de cada um em que essa virtude está presente.

No final da conferência houve um pequeno debate filosófico entre todos os intervenientes na conferência, onde se discutiram profundidade das virtudes debatidas associadas ao proprio Eneias.”