Na Sexta-feira, dia 31 de Março de 2023, a Nova Acrópole Oeiras-Cascais iniciou a sua parceria de voluntariado com a Ludoteca da Fundação Marquês de Pombal. Foi assim que no Jardim Quinta do Salles, em Carnaxide, aconteceu “A Hora do Conto”, a primeira de muitas actividades que esta parceria pretende levar a cabo.
Ao longo de pouco mais de uma hora, as crianças rodearam as duas voluntárias da associação cultural que contavam as histórias para uma plateia cheia e repleta de curiosidade. Por duas vezes as próprias histórias foram prosseguidas até mesmo pelas crianças, que pediam para ler para os amigos ali presentes.
A Hora do Conto procurou proporcionar aquilo que se entende como o mais apropriado para estas idades, dos 3 aos 10 anos – um momento de beleza, de magia e encantamento, de transmissão de valores e de companheirismo. Ali, sobre a relva, nesta tarde serena de Primavera apenas chegada, ouviu-se a história da Lagarta Comilona, de como se planta um beijinho, ou de como Filipe, o Cacto, não tinha amigos para abraçar e quando encontrou um amigo para abraçar, mandou-o para o hospital… pois era um balão. Mas também se falou da mãe mocho ou da fábrica das palavras, onde a mais cara era o Amor…
Antes de encerrar, ainda houve tempo para lançar o desafio de quem gostaria de vir a participar numa peça de teatro, tendo a adesão sido imediata e bastante elevada. Agora começarão os ensaios para que os pequenos actores levem à cena uma bela peça dentro em breve.
E assim se encerrou este dia marcante. Cada conto acabava com um coro a entoar: “Vitória, Vitória – acabou-se a história”. Neste caso, acabou-se o primeiro capítulo de uma história que apenas começa e que tem já os próximos passos a despontar no horizonte.